Quem somos

confira aqui um pouco da nossa história

A AGB – Associação Gaúcha de Bandas surgiu em 1997, com o propósito de suprir uma lacuna de muitos anos e incentivar o crescimento do movimento de Fanfarras e Bandas do Rio Grande do Sul.

A primeira Diretoria eleita em 21 de Julho de 1997 durante o 1º Encontro de Bandas da AGB, realizado em Cachoeirinha, teve a seguinte composição, Presidente Paulo Roberto Charão, Vice-Presidente Ezequiel da Silva Santos e como Secretária Melissa Souza Rocha.

O primeiro evento com caráter competitivo da entidade, foi realizado no dia 09 Novembro de 1997 na cidade de Canela, tendo a participação de 30 corporações.

Com a chegada de 1998, vivesse os áureos tempos do movimento de bandas em nosso estado com a AGB realizando os seus Campeonatos de Bandas no Bourbon Shopping Assis Brasil, até o ano de 2003.

Também no mesmo anos realizou o 1º Festival de Bandas de Concerto realizada em duas etapas, a primeira no Araújo Viana, que classificava as melhores bandas para uma noite de gala com um concerto na Reitoria da UFRGS. O mesmo evento seguiu em sua segunda edição sendo realizado no Auditório Araújo Viana no ano 2000 e 2001, retornando assim em 2008 no Auditório da SOGIPA – Sociedade Ginástica Porto Alegre.

Em 1998 iniciou-se o processo de Filiação a CNBF – Confederação Nacional de Bandas, sendo assim, as bandas e fanfarras vencedoras dos campeonatos estaduais da entidade, classificadas para o Campeonato Nacional de Bandas.

A primeira Corporação do Rio Grande do Sul a representar o estado como filiada da AGB, foi a Banda Marcial São Marcos com a Regência de André de Oliveira, participou do IX Campeonato Nacional de Bandas em Florianópolis no ano de 2000.

Surgem 1998 a realização dos Campeonatos Sul-Brasileiros na qual sua maioria foram realizados na Cidade de Carazinho, onde o mesmo era classificatório para o nacional.

Em 1999 em viagem à Chicago, os membros da Diretoria André de Oliveira, Paulo Roberto Charão e Sepé Tiarajú, a convite de Robert Eklund, participaram da reunião anual da Wamsb, passando a AGB assim a ser Membro da Word Association of Marching Band.

No ano de 2010, o Estado sedia pela primeira vez, é palco do XVIII Campeonato Nacional de Bandas, realizado na cidade de Carazinho, que recebeu diversas bandas de todos o território Brasileiro.

Ao longo destes anos, a entidade continua lutando pelo fortalecimento o movimento de bandas não só com Campeonatos e sim com Workshop’s, Seminários e Fóruns.

A cada ano se renova mais e mais o quadro de corporações filiadas, que chegam a fim de somar com o propósito e filosofia da Associação Gaúcha de Bandas.

No ano de 2020 durante a pandemia iniciaram os conteúdos digitais afim de promover o maior acesso de informações para o variado segmento musical e cultural de bandas do estado. Em 2022 a Associação Gaúcha de Bandas completa seus 25 anos promovendo a música como instrumento de transformação social e educacional.